sábado, 30 de agosto de 2014

Falta de avelãs pode provocar alta do preço da Nutella


A falta de matéria-prima deixa em alerta os fãs do mais famoso creme de chocolate com avelãs do mundo.


A Nutella é um produto genuinamente globalizado.

Não foi por acaso que na hora de ilustrar como funciona uma cadeia global de produção e distribuição, a OCDE escolheu o doce.

Acontece que o mau tempo na Turquia tem prejudicado as plantações de avelãs e pode afetar a produção do creme Nutella, do Grupo Ferrero, segundo o jornal americano "The Washington Post".

A Turquia produz cerca de 70% das avelãs do mundo. Tempestades de granizo e geadas registradas sobre as regiões das plantações em março prejudicaram a colheita.

O "Washington Post" informa que a colheita deste ano deve ficar cerca de 30% abaixo da que era esperada, o que já fez com que os preços mais do que dobrassem de setembro de 2013 até agora.

O jornal americano também cita dados que foram publicados previamente no britânico "The Guardian".

Para o "Washington Post", o aumento nos preços deve ser um problema para grandes compradores, especialmente para a Ferrero. Ela é a maior compradora mundial de avelãs, sendo responsável pelo uso de 25% da oferta mundial.

Cada pote de 365 g de Nutella, por exemplo, é feito com 50 avelãs.

O jornal diz que a falta de avelãs não significa, necessariamente, que não haverá Nutella suficiente para este ano e o próximo. Mas, caso as circunstâncias não mudem na Turquia em breve, o produto deve, pelo menos, ficar mais caro.

A boa notícia nesse momento de incertezas, é que em julho, o Grupo Ferrero anunciou a compra do Grupo Oltan, uma empresa familiar turca que lidera a colheita, o processamento e a comercialização de avelã no mundo.

A medida, para o "Washington Post", deve permitir que a empresa se proteja um pouco das pressões de preço causadas pela escassez de avelã.

O Grupo Ferrero chegou ao Brasil em 1994, comercializando seu primeiro produto no país, o Kinder Ovo. No ano seguinte, lançou no mercado nacional Ferrero Rocher, Tic Tac e Kinder Bueno.

Em 1997, inaugurou sua fábrica na cidade de Poços de Caldas (MG) e começou a produzir Ferrero Rocher no Brasil.

Atualmente, a fábrica brasileira também produz Nutella para consumo no Brasil e para exportação para países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Itália, Equador, Rússia e Estados Unidos. 

* Com informações do Washington Post e Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...